1. Cuidado com a exposição solar das 10 às 15 horas. É nesse intervalo de tempo que o índice de UVA, raio ultravioleta que causa envelhecimento precoce e manchas na pele, é maior. “Isso não quer dizer que você pode dispensar o protetor solar fora desse período. Muito pelo contrário: a proteção é necessária o tempo todo, até em dias nublados”.
2. Aplique o protetor solar meia hora antes de se expor ao sol. “Este é o tempo necessário para que a pele absorva o filtro e fique bem protegida”.
3. Lembre-se dos detalhes! “Mãos, pés, orelhas e lábios também ficam expostos ao sol e são muito suscetíveis ao câncer de pele”, avisa a dermatologista. “Portanto não se esqueça de protegê-los adequadamente.”
4. Use protetor mesmo debaixo do guarda-sol. “Por mais que você se sinta protegida, os raios solares são refletidos pela água, pelo piso da piscina ou pela areia da praia e sempre acabam atingindo as partes expostas”.
5. Evite gastos desnecessários. Não há necessidade de passar protetor solar nas regiões que não ficam expostas, como debaixo do biquíni ou do maiô. O tecido já exerce uma boa proteção.
6. Use pelo menos um protetor com FPS 25 no corpo e um com FPS 30 no rosto. É o mínimo para garantir proteção eficaz. O rosto precisa de maior atenção, por ser mais sensível.
7. Reaplique o filtro solar a cada 3 horas ou de acordo com a indicação do fabricante, já que cada produto tem características específicas.
8. Reaplique o protetor depois que entrar na água ou transpirar demais. Mas primeiro, seque a pele. Essa reaplicação é necessária mesmo que o produto seja resistente à água.
9. Alie a maquiagem a um filtro solar pouco oleoso. Espere a pele absorver e aplique base, pó e blush. Maquiagem com proteção solar funciona, mas não potencializa o efeito do protetor. Então, se você passar um protetor com fator 15 no rosto junto com um creme com FPS 15, a proteção será inferior à de um produto com FPS 30.
10. Para manter a pele bonita por mais tempo, invista na hidratação pós-sol. “Ela é fundamental para um bronzeado duradouro e evita a descamação da pele”.
Pequenas dicas da Claudia (http://claudia.abril.com.br/). Obrigada pessoal da Claudia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário